Marcos arquitetônicos podem definir uma cidade. Falar de Paris evoca imagens da Torre Eiffel, enquanto nenhuma descrição de Sydney é completa sem mencionar sua inspiradora Ópera. Quão desorientador deve ser, portanto, encontrar uma joia arquitetônica familiar distante da cidade ou país a que pertence. Acontece, e muitas das nossas estruturas mais famosas têm seus próprios "gêmeos", fortemente inspirados nos originais. Veja quatro delas, a seguir.
Ponte de Londres
Em março de 2017, relatamos uma cópia da famosa Ponte de Londres construída na cidade chinesa de Suzhou. Embora tenha sido concluída em 2012, a réplica do marco vitoriano de Londres foi recentemente duplicada para acomodar uma rodovia de cinco pistas.
Torre Elizabeth, Londres
Localizado em Kolkata, na Índia, esta réplica com um terço da escala da torre original (muitas vezes referida pelo nome de seu sino, Big Ben) foi inaugurada em outubro de 2015. Resultado do sonho do Primeiro Ministro de Bangal, a torre de 30 metros de altura atraiu uma onda de críticas dos habitantes locais, que viram o projeto como um desperdício de dinheiro público.
Coliseu, Roma
Na véspera de Ano Novo de 2006, o Cais de Pescadores de Macau, na China, foi aberto ao público. Entre os hotéis, bulevares e casinos inspirados no século XVIII, existe uma réplica do famoso Coliseu de Roma. Equipado com 2.000 assentos, o anfiteatro serve como um local de concertos ao ar livre, com uma estrutura "semi-arruinada" inspirada em sua gêmea idêntica romana.
Estátuas da Ilha de Páscoa
Em um distrito comercial de Pequim, na China, uma fileira de estátuas famosas de Moai, na Ilha de Páscoa, forma uma passarela para pedestres. As réplicas foram erguidas em 2011, em contraste com os originais da Ilha de Páscoa, que datam entre 1250 e 1500 d.C. Felizmente, apenas 12 dos 887 originais antigos foram replicados.
Bônus – Parque temático "Window of the World", Shenzen
Com réplicas em miniatura de alguns dos marcos arquitetônicos mais famosos do mundo, o parque temático Window of the World em Shenzhen, na China, fez da arquitetura sua principal atração. O parque de 48 hectares contém 130 réplicas de edifícios e monumentos icônicos, incluindo a Torre Eiffel, o Taj Mahal e a Torre de Pisa.